“Esta segunda edição do livro de Bergmann e Sams é muito oportuna, porque traz argumentos sólidos que comprovam como a sala de aula invertida impacta a aprendizagem por domínio. Mostra, também, como implementá-la na prática, com muitos exemplos concretos. Trata-se de um livro indispensável para professores e gestores da Educação Básica e Superior neste período de grandes desafios e transformações.”
As precisas palavras são do ilustre professor José Moran, referência em educação no Brasil, quem assina a primorosa Apresentação deste livro.
Pioneiro no tema, Sala de Aula Invertida: uma Metodologia Ativa de Aprendizagem consagrou-se como um marco na literatura especializada, desenvolvido pelos próprios criadores da metodologia. Nesta edição, o conteúdo foi totalmente revisado e atualizado com as novidades da área, sem, contudo, perder o foco em sua aplicação prática como ferramenta de apoio para professores e educadores que buscam conhecer e implementar a sala de aula invertida em suas escolas.
Com essa metodologia, desenvolvida a partir de pesquisas e experiências dos próprios autores, destaca-se a importância de transformar o estudante em protagonista do próprio aprendizado, enquanto o professor tem o papel fundamental de mediador do conhecimento.
O aluno é incentivado a realizar atividades prévias (pré-aula) – por exemplo, assistir a videoaulas – para chegar à escola (à sala de aula propriamente dita) com certa compreensão dos temas a serem abordados.
Dessa maneira, o encontro com o professor e os colegas acontecerá de forma mais dinâmica e produtiva, pois o estudante já terá alguma bagagem sobre os assuntos e, naturalmente, fixará melhor os conteúdos.
Esta nova edição inclui:
• Atualização de ferramentas, regras e recursos conforme o panorama atual de aprendizado
• Novos estudos de caso
• Novo apêndice sobre as melhores práticas para produção de videoaulas
• Exemplos da aplicação dos princípios da Sociedade Internacional para Tecnologia em Educação (ISTE)
?