Fazer Caligrafia e Tipografia Significa Conceber, Escrever, Desenhar e Produzir Letras, Algarismos e Signos Usando As Suas Características Funcionais e Estéticas Para Compor Textos, Seguindo Os Objectivos dos Que Publicam, Mas Sempre Atendendo Aos Valores Culturais dos Leitores e Elegendo Conscientemente As Formas das Letras...Há Cinco Séculos, A Tipografia Mecânica, Herdeira de Seculares Tradições Caligráficas, Começou Por Imprimir No Prelo Medieval Usando Pequenas Peças de Metal Com Letras Em Relevo: Os Tipos Móveis.Os Cartazes Publicitários, Os Jornais, A Litografia e Os Processos Industriais Fizeram Surgir Novos Caractéres Tipográficos, Já Não Ligados Ao Livro e À Cultura da Erudição. A Letra Passou A Ser Um Bem de Consumo Banal, Sujeita Às Leis da Oferta e da Procura.O Desktop Publishing, Que Surgiu Por Volta de 1980, Usa Fontes Digitalizadas e Software de Paginação. A Tipografia, Hoje Sempre Produzida e Aplicada Com Computadores, Afirmou-Se Como Matéria-Prima das Tecnologias de Comunicação Quer As Baseadas Nos Meios Clássicos de Impressão, Quer As Que Recorrem À Distribuição Online e Ao Screen Design.Num Movimento Pendular, As Tendências Oscilam Periodicamente. Ora Se Aposta Na Inovação, Ora No Revivalismo de Padrôes Consagrados Há Séculos. A Tipografia Oscila Entre A Afirmação de Cânones Históricos e A Negação de Regras Bem Estabelecidas, Entre A Criatividade Artística e O Facilitismo do Comercial.Como Avaliar As Modas Passageiras e Os Estilos Consagrados? Conhecendo A Sua Dinâmica Histórica! Para Tal, Alfabetos Analisa As Etapas da Evolução das Letras No Seu Enquadramento Social, Cultural e Ideológico.Alfabetos, O Livro de Paulo Heitlinger Que Sucede A Tipografia - Origens, Formas e Uso Dasletras, Contribui de Forma Directa Para Uma Seleção Consciente No Enorme Universo de Fontes Digitais Disponíveis Para A Paginação e Design de Comunicação, Apresentando e Discutindo Centenas de Alfabetos.