Este livro contribui para a compreensão de que o trabalho na saúde, com ênfase na interprofissionalidade, requer o reconhecimento mútuo da contribuição de cada área profissional, perante as complexidades crescentes das necessidades dos usuários, famílias e comunidades, à luz dos determinantes sociais de saúde e da integralidade do cuidado. Os autores nos convidam a refletir sobre princípios educativos dialógicos e emancipatórios de Paulo Freire, a valorização de uma espiral incessante do aprender e pensar de Pichon-Rivière, a psicologia social da práxis, princípios Paideia para ressignificação contínua de saberes por meio da construção de coletivos voltados à problematização e metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Convido os(as) leitores(as) a apreciarem a rica produção construída e compartilhada pelos autores, a partir de consistentes acúmulos conceituais, teóricos, metodológicos, ancorados nas Ciências da Saúde, Humanas e Sociais que contribuirão para disseminar a interprofissionalidade comprometida em prol de um SUS fortalecido.
— Profa. Dra. Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva, Departamento de Enfermagem. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSCar Membro da Comissão Executiva Nacional da Rede Brasileira de Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde (ReBETIS)