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Educação das Relações Étnico-Raciais

Gustavo Alves, Edla Eggert, Neiva Viera Trevisan, Adriana Moreira da Rocha Veiga, Évelin Albert, Alexandre César Gilsogamo Gomes de Oliveira, Andressa Calderoni Jovanovich, Daniel Benedito Prado da Conceição, Edmila Silva Gonzalez, Elisangela da Silva Pindobeira, Eudes Marciel Barros Guimarães, Felipe Costa da Silva, Fernando Gabriel Morais Martins, Isabelly Vieira da Silva, Luiza Coelho de Souza Rolla, Mara Lucia da Silva Ribeiro, Maria Beatriz Fernandes, Maurina Lima Silva, Renata Cristina Queiroz Rodrigues Souza, Taís Cristine Fernandes Batista, Wilker Augusto Vieira

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Educação das Relações Étnico-raciais: Processos em Construção apresenta uma análise das desigualdades étnico-raciais arraigadas no Brasil contemporâneo, com ênfase no papel da escola pública e na formação do povo brasileiro. A obra aborda a trajetória histórica que perpetuou as disparidades enfrentadas por negros e indígenas, além de examinar os seus desafios no contexto educacional. Explorando a legislação vigente, como a Lei n° 10.639/03, o livro destaca os esforços para promover a igualdade racial e a diversidade cultural na educação. Analisa criticamente o currículo escolar, abordando suas relações com a cultura, o multiculturalismo e os obstáculos enfrentados no combate ao racismo, ao preconceito e à discriminação. Além disso, examina as ações afirmativas dessa lei, destacando iniciativas que visam à promoção de uma educação antirracista e à formação de professores sensíveis às questões étnico-raciais. Por fim, ressalta a importância do engajamento de toda a comunidade escolar na construção de uma escola mais inclusiva e na contínua luta pela igualdade racial. Uma leitura indispensável para educadores, estudantes e todos que acreditam no poder da educação como ferramenta de justiça social e inclusão.