Falamos de um trabalho intensivo, realizado pela presença de muitos corpos! Não é nada fácil, no contexto da tradição acadêmica, instalar a movência da experiência, essa dimensão flexível e fluída no processo de pensamento e escrita. Desprovê-la da normatividade apaziguadora, mediar o efêmero das trocas, favorecer que o criativo se atualize na produção. Escava-se, a cada textualidade aqui apresentada, a possibilidade de ir mais fundo no exercício vital da criação, que é também, de criação coletiva.
— Eliane Dias de Castro, Terapeuta Ocupacional, orientadora do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte da USP e do Programa de Mestrado Profissional “Terapia Ocupacional e Processos de Inclusão Social” (FMUSP).
-------------
Este livro é um convite amável e sensível para seguir sonhando sobre as experiências formativas de, com e para a terapia ocupacional no Brasil. E quando o sonho é compartilhado, se torna um sonho coletivo. Por isso, cada um dos capítulos deste livro é um sensível convite para se (re)pensar e refletir sobre o processo de ensinoaprendizagem em terapia ocupacional em diversos contextos. Tal e como acontece nos sonhos, durante a leitura deste livro, o coração tem um ritmo
mais lento. E é graças a essa lentidão que é possível sentir-pensar, entre as linhas sensíveis e críticas deste livro, o convite a acreditar e a criar um processo de ensino-aprendizagem onde a ternura, a lentidão, a beleza, a alegria, a presença e os afeTOs sejam os protagonistas. Um livro-sonho presente que deposita toda a confiança no cuidado de um conhecimento em terapia ocupacional que emerge graças ao potencial dos saberes e fazeres coletivos, do mesmo modo que a força que emerge do espaço permanece entre suas linhas.