"Entre os muitos livros sobre o ensino do nadar / da natação no mercado, nenhum abrange, de forma tão completa, as várias facetas relevantes para o processo ensino-aprendizagem das atividades aquáticas. Nisso, não se limita à proposição de mais uma seleção de exercícios, mas explica com profundidade os raciocínios que justificam a proposta dessas intervenções pedagógicas, que se norteiam pelo aluno e sua relação com a água: suas experiências anteriores, demandas, anseios e objetivos pessoais, sejam eles voltados à saúde ou ao desempenho esportivo. Nessa linha de raciocínio, tem por objetivo a interação eficiente do indivíduo com a água, evitando a imitação de modelos prefabricados de técnicas de nado dos medalhistas.
Apesar de tantos livros sobre o ensino do nadar, com frequência o professor se encontra diante de uma situação difícil: mesmo fazendo tudo certo, o aluno não sai do lugar, ou não se sente seguro. No raso, vai bem, mas quando a profundidade da água aumenta, esquece tudo. Para problemas desse tipo, a literatura disponível não oferece soluções. Essa experiência motivou a autora a reunir os frutos de sua experiência no ensino das atividades aquáticas, ao longo de várias décadas, em sua prática acadêmica e científica, para que possam ajudar professores, estudantes e leigos interessados a compreender melhor, esse processo complexo que é interagir eficientemente com a água.
A descrição da história do nadar abrange desde as primeiras civilizações até os nossos dias e reune informações provenientes de fontes originais históricos alemães, ingleses e italianos. Numerosas ilustrações ilustram as mudanças na relação do ser humano com a água ao longo da história, tanto em relação à prática em si como também a evolução do ensino do nadar, realçando a coerência das propostas pedagógicas apresentadas no livro.
As bases físicas e psicológicas do ensino do nadar permitem ao leitor compreender por que funcionam as numerosas sugestões de exercícios inovadores para o ensino dos quatro nados competitivos, bem como de outros nados menos conhecidos, nado artístico, polo aquático, saltos ornamentais, salvamento e autossalvamento. O capítulo destinado à adaptação à água contempla com aprofundamento as diversas facetas desse processo com especial atenção ao medo da água, desde suas causas até sugestões práticas de como ajudar o aluno nessa situação. O raciocínio que fundamenta a seleção dos exercícios propostos é construído com base nos conhecimentos mais recentes da te