LivrosArtesMúsica e DançaAfinação da Interioridade

Afinação da Interioridade

Kristoff Silva
R$ 54,90
Quantidade
A importa^ncia da canc¸a~o na vida de um povo nunca foi devidamente estimada, mas ja´ ha´ sinais de que, aos poucos, essa modalidade de expressa~o vem sendo incorporada aos melhores projetos de desenvolvimento humano. As curvas melo´dicas que conduzem nossas falas e nossas canc¸o~es nunca esconderam a natureza afetiva das relac¸o~es que mantemos com o mundo e com o conhecimento em geral. Dedicar-se a` canc¸a~o e´ trazer isso a` tona. Nesse sentido, a educac¸a~o musical pautada por canc¸o~es contribui para afinar nossas interioridades. E´ o que constatamos na leitura deste livro. Kristoff Silva conta um pouco da sua trajeto´ria na mu´sica, destacando a passagem que o levou dos palcos a`s salas de aula, onde po^de analisar com atenc¸a~o especial – e em conjunto com suas turmas de interessados – o vasto reperto´rio cancional presente e atuante na formac¸a~o dos brasileiros, revelando os componentes da melodia e da letra que se integram e fazem da canc¸a~o um todo homoge^neo. O autor extrai dos contornos melo´dicos ce´lulas e incisos que por vezes configuram tratamento modal (em escalas pentato^nicas ou hexacordais), com suas recorre^ncias eufo´ricas, mas tambe´m se submetem a direc¸o~es harmo^nicas ti´picas das mu´sicas tonais. A percepc¸a~o desses recursos sonoros permite a compreensa~o e a execuc¸a~o consciente do que conhecemos como solfejo ou mesmo solmizac¸a~o. O domi´nio das escalas e´ o ponto de partida para as transposic¸o~es de tonalidade ta~o frequentes na pra´tica dos cancionistas. Compositor de numerosas canc¸o~es, violonista, arranjador, cantor e band leader, com sucessos de pu´blico e cri´tica, Kristoff prefere dizer agora que e´, antes de tudo, professor de educac¸a~o musical para adultos. Na verdade o que faz, entre outras coisas, e´ transferir sua experie^ncia arti´stica e acade^mica para o centro da sala de aula, tendo sempre na canc¸a~o uma bu´ssola que orienta o caminho da escuta. Assim como a melodia e´ no fundo um modo de dizer, a canc¸a~o e´ o meio adotado por ele para configurar um modo de ouvir. Isso vai longe, pois na~o se trata apenas de acolher os fonogramas das canc¸o~es como base de apoio ao aprendizado. O artista-professor na~o hesita tambe´m em carrear a sua pra´tica de gravac¸a~o e produc¸a~o musical nos estu´dios para a atividade docente, transformando os programas de edic¸a~o de a´udio em recursos dida´ticos que, ao lado da escuta apurada, permitem a visualizac¸a~o da sonoridade nas telas. E tudo fica mais claro com o auxi