Ácido e base são conceitos muito antigos, e seu surgimento se confunde com a origem da própria química. Por isso, a relevância que possuem nessa ciência. Partindo desse pressuposto, elaborou- -se, a partir das três tradições de pesquisa CTS, uma proposta para o ensino de Química Geral em cursos superiores de licenciatura e tecnologia. Propõe-se que o leitor possa entender como os conceitos estão envolvidos em situações distintas, a partir do contexto da história das ciências, das interações com o meio ambiente e da produção industrial, com vistas a uma formação científica para a cidadania. (Coordenadores da coleção.) APRESENTAÇÃO......................................................................... 13 CAPÍTULO 1: As Relações CTS e a educação científica.................. 15 CAPÍTULO 2: Alguns fatos históricos sobre os ácidos e as bases..... 43 CAPÍTULO 3: Impactos ambientais envolvendo a água - Contexto para ácidos e bases segundo o conceito de Arrhenius.............................. 83 CAPÍTULO 4: Catalisando reações-contexto para ácidos e bases segundo BRØNSTED-LOWRY E LEWIS....................................... 121 Sobre os autores ......................................................................... 145