LivrosQualidade de VidaSaúdeO Desenvolvimento Socioemocional de Docentes: Contribuições da Psicomotricidade Relacional para a Ed

O Desenvolvimento Socioemocional de Docentes: Contribuições da Psicomotricidade Relacional para a Ed

Maria Isabel Bellaguarda Batista, Jéssica Melo Coelho, Nadja Karan Miranda Almeida, Patrícia Espíndola Mota Venâncio, Patrícia Oliveira Lima

Avise-me
Para ser avisado da disponibilidade deste Produto, basta preencher os campos abaixo. Ou entre em contato pelo WhatsApp (11) 99539-0321 para consultar estoque das lojas físicas

Este produto não está disponível no momento
Quero saber quando estiver disponível
A complexidade dos tempos atuais move que tipo de afetos em você? Medo? Paralisação? Encantamento? Euforia? Vontade de aprender? De se esconder? Acontece que a vida contemporânea está, para dizer o mínimo, complexa. Não à toa, autoconhecimento, criatividade e pensamento crítico são competências tão valorizadas atualmente. É partindo desse princípio que os autores convidam o leitor a refletir sobre a formação do educador, pressupondo que incrementar possibilidades de aprendizagem na escola necessita, antes de tudo, de um grande impulso aos processos de implicação pessoal, exigindo investimento no desenvolvimento humano, iniciando por aqueles que protagonizam a missão nos processos de cuidar e educar na educação infantil. Nesse contexto, ressalta-se que o desenvolvimento das pessoas, e sobretudo o das crianças, dá-se sempre por meio dos outros e com os outros, essencialmente na relação adulto-criança. Por meio da abordagem da Psicomotricidade Relacional, que entrelaça conhecimento com autoconhecimento, visando facilitar a relação adulto-criança em seus processos de aprendizagem, considera-se a premissa de que a formação do profissional para atuar na educação infantil é um tema denso e amplo que merece minuciosa atenção pelo fato de envolver uma diversidade de vieses, desde o currículo vivenciado nos cursos de graduação em Pedagogia até o contínuo e necessário investimento durante a vida profissional do pedagogo. Por fim, a apresentação dos resultados de uma pesquisa realizada durante um programa de formação embasado pela metodologia da abordagem psicomotora relacional, com foco no cuidado com a saúde socioemocional de professores e coordenadores de creches da Secretaria de Educação do Município de Fortaleza–CE, convida o leitor a valorizar estudos e pesquisas sobre o tema, visto que nenhum estudo isolado será capaz de contemplar inteiramente os fatores que influenciam a formação e prática docente. Conhecer e compreender demandam foco, encantamento e muito trabalho. Assim, fica o convite para você se surpreender com você.