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Bakhtin e o Teatro: Diálogos com Stanislavski, Meyerhold e Grotowski

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Bakhtin e o Teatro: Diálogos com Stanislavski, Meyerhold e Grotowski

Grupo Livros

AutorDick Mccaw
ISBN9788584043415
TítuloBakhtin e o Teatro: Diálogos com Stanislavski, Meyerhold e Grotowski
EditoraHucitec
Ano de Edição2024
IdiomaPortuguês
Número de Páginas416
País de OrigemBrasil
AcabamentoBrochura
Altura2
Largura14
Profundidade21
Peso408
OrigemBrasil
Serie/Coleçãovazio
SinopseAMcCaw, professor titular em Teatro e Performance no Royal Holloway, Universidade de Londres, põe em diálogo o pensamento do autor russo Mikhail Bakhtin (1895-1975) e a produção de renomados diretores teatrais contemporâneos de Bakhtin: Stanislavsky (1863-1938), Meyerhold (1879-1940) e Grotowski (1933-1999). Além de sua pertinência e relevância inquestionáveis, tanto para pesquisadores da área do teatro quanto para aqueles interessados no alcance e contribuição do pensamento bakhtiniano para a arte e a ciência, o livro oferece um esboço detalhado e profundo sobre as relações entre teoria e prática teatral à luz dos estudos da linguagem. McCaw nos apresenta, a partir de um olhar apaixonado e crítico, um universo de possibilidades a serem consideradas no encontro nunca óbvio e sempre curioso entre Bakhtin e Teatro. — Jean Carlos Gonçalves e Beth Brait --- O que Bakhtin pensava sobre o teatro? Será que ele considerava o teatro ultrapassado, que tinha deixado “de ser um gênero sério” depois de Shakespeare? Poderia um pensador tão voltado para as ideias de teatralidade, visualidade e ação encarnada não ter, de fato, nada a dizer sobre a prática teatral? Bakhtin e Teatro é o primeiro livro a explorar a relação entre as ideias de Bakhtin e a prática teatral de seu tempo. Contemporâneo de Bakhtin, Stanislavski cofundou o Teatro de Arte de Moscou, em 1898, e continuou a desenvolver suas ideias sobre teatro até sua morte em 1938. Meyerhold, aprendiz de Stanislavski, abraçou a Revolução Russa e criou produções incrivelmente revolucionárias na década de 1920, rompendo com o realismo de seu antigo professor. Menos de vinte anos depois da morte de Stanislavski e do assassinato de Meyerhold, Grotowski, um jovem estudante em Moscou, logo romperia com as tradições do teatro em seu Teatro Pobre.Todos esses três teatrólogos desa
Edição1
LivroDigitalvazio
PrevendaVazio

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