De segunda a sexta, das 08h às 18h

Sábado das 09h às 17h20

Exceto Feriados.

Siga a Vila

Buscar
Buscar

Vozes Mbya-Guarani na Educação Musical Escolar

+-
Vozes Mbya-Guarani na Educação Musical Escolar

Grupo Livros

AutorTristão Cláudia Roberta Yumiko, Beineke Viviane
ISBN9788584043835
TítuloVozes Mbya-Guarani na Educação Musical Escolar
EditoraHucitec
Ano de Edição2024
IdiomaPortuguês
Número de Páginas64
País de OrigemBrasil
AcabamentoBrochura
Altura1
Largura29,7
Profundidade21
Peso278
OrigemBrasil
Serie/Coleçãovazio
SinopseApresentamos projetos criativo-musicais fundamentados na aprendizagem criativa, referencial teórico e abordagem metodológica que sustentam processos de educação musical em que aprendemos música criativamente. Os projetos são abertos e fl exíveis, tecendo um conjunto de ideias para o planejamento, sem delimitar planos de aula ou uma sequência fi xa de atividades. Assim, à medida que professores(as) e estudantes participam do processo de modelagem dos planejamentos, eles vão adquirindo contornos particulares, como práticas pedagógicas em movimento. Num movimento de tecer, de tramar, indo e vindo, buscamos, com cuidado e atenção, as componentes para compor este livro, que aborda alguns elementos da cultura de um povo indígena: os Mbya-Guarani. Para adentrar a mata, o Mbyá pede licença. E, em silêncio, percorre as trilhas... com olhar e ouvidos atentos em busca da taquara, do bambu, do cipó e da criciúma... Ajeitam a taquara, retiram as tiras grossas e fi nas, dão formas e cores. Desse modo, vão ordenando o material para tecer, tramar, criar, compondo o ajaka. Assim como na trama do ajaka, entre as histórias, os estudos e as conversas, este material foi sendo tramado, com a colaboração de muitas mãos, em diálogo intercultural com a comunidade Mbya-Guarani Itaty, na Terra Indígena do Morro dos Cavalos, Palhoça, SC. Esperamos que ele possa despertar ideias, propostas, convites, sugestões e indicações para professoras e professores, com vistas a incluir essas temáticas na educação musical escolar não indígena. Cláudia Roberta Yumiko Tristão Vozes Mbya-Guarani na educaç ã o musical escolar é dirigido a educadores(as) musicais, pesquisadores(as), professores( as) que atuam na educaç ã o bá sica e demais interessados( as) pelo tema, tendo em vista o objetivo de fortalecer o trabalho com culturas indí genas em escolas não indígenas. O livro apresenta componentes da cultura indí gena Mbya-Guarani e foi desenvolvido em diá logo com a comunidade da Escola Indí gena Itaty e do grupo de canto e danç a Tape Mirim, da Terra Indí gena Morro dos Cavalos (Palhoç a, SC). O material apresenta fundamentação teórico-metodológica e cinco projetos criativo-musicais voltados aos anos iniciais do ensino fundamental. Cada projeto integra um ou mais elementos da cultura Mbya: o tekoa e a opy; os grafi smos; as esculturas guarani de bichinhos de madeira; o mbaraka mirim; a escola indí gena e palavras em guarani. Com esses eixos temáticos, os projetos introduzem perspectivas das cultura
Edição1
LivroDigitalvazio
PrevendaVazio

Quem viu, também comprou