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Desenvolvimento Moral da Criança e Teoria do Domínio Social

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Desenvolvimento Moral da Criança e Teoria do Domínio Social

Grupo Livros

AutorSmetana G.
ISBN9786587295671
TítuloDesenvolvimento Moral da Criança e Teoria do Domínio Social
EditoraIdeias & Letras
Ano de Edição2024
Número de Páginas200
Altura23
Largura16
Profundidade0,1
Peso286
Serie/Coleçãovazio
SinopseO primeiro capítulo, de autoria de Luciana Caetano, tem por objetivo apresentar um breve resumo da Teoria do Juízo Moral de Jean Piaget e da Teoria do Domínio Social de Elliot Turiel, iniciando com uma introdução histórica e contextual das duas teorias, para, em seguida, estabelecer uma discussão teórica entre elas, apresentando pontos de divergência e convergência entre si. Nesse capítulo, o leitor poderá conhecer uma breve história da recepção da Teoria do Domínio Social no Brasil, os principais pressupostos da Teoria do Juízo Moral de Piaget, uma revisão sobre o Domínio Moral, Domínio Convencional e Domínio Pessoal, conforme os pressupostos da Teoria do Domínio Social, e um estudo comparativo das duas teorias, apresentados numa análise das convergências e divergências entre as teorias. O segundo capítulo é uma tradução do capítulo publicado pela Professora Judith Smetana no Oxford Handbook of Psychological Apresentação 17 Development (2014). Este capítulo descreve o desenvolvimento do julgamento moral por meio das lentes da Teoria do Domínio Social. A moralidade, ou conceitos de justiça, bem-estar e direitos dos indivíduos, é vista como um sistema distinto ou um domínio organizado de conhecimento social que se desenvolve separadamente das concepções de convenções sociais e de questões pessoais. Essas concepções são construídas e diferenciadas a partir das interações e experiências sociais das crianças. Neste capítulo, proposições teóricas básicas da Teoria do Domínio Social, bem como métodos utilizados para testar essas proposições estão descritos, e estudos empíricos relevantes são revisados. O capítulo destaca como a compreensão e a interpretação das crianças sobre seus mundos sociais são elaboradas, e de que maneira mudam desde a infância até a adolescência. Pressupostos informacionais e conhecimento de regularidades das consequências afetivas de diferentes eventos esclarecem sobre as considerações dos conceitos morais implicados na descrição da vida social em toda a sua complexidade e diversidade. Além disso, os conceitos morais são considerados em termos de coexistência e coordenação com outros domínios de conhecimento social. O capítulo destaca os seguintes aspectos: 1. Em todas as culturas o pensamento das crianças sobre o mundo social é diferenciado, e implica a coexistência das concepções morais, sócio- -convencionais e pessoais. 2. As concepções morais, convencionais e pessoais formam domínios distintos, ou sistemas de desenvolvimento do
Edição1
LivroDigitalvazio
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