Mente, Cérebro e Educação" é uma perspectiva interdisciplinar que explora as interconexões entre processos cognitivos, mecanismos neurológicos e práticas educacionais para compreender como
os processos mentais e a atividade cerebral influenciam a
aprendizagem e o ensino, visando aprimorar abordagens
educacionais com base em evidências cientificas e promover o desenvolvimento cognitivo e acadêmico. Neste livro, o grupo de estudo e pesquisa "Mente, Cérebro e Educação" do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, da Universidade Federal do Pará, reúne evidências com potencial impacto para a sala de aula e para a prática e formação de professores que ensinam matemática, nessa interface de saberes. O livro explora dois eixos centrais: a Ciência da Aprendizagem a partir de suas bases e estratégias, e a Saúde Cerebral, com foco na prática da atividade física e estilo de vida. Esperamos que esta obra inspire e contribua com a prática e a formação do professor que ensina matemática, com os
pesquisadores educacionais e com os fazedores de políticas públicas quanto a importância da neurociência cognitiva para a educação matemática.