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Guia para Aulas Práticas de Biotecnologia de Enzimas e Fermentação

Michele Vitolo

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A biotecnologia vem sendo desenvolvida ao longo do tempo – dos primórdios da humanidade até 1677 (ano da invenção do microscópio óptico), do final do século XVII à década de 1970 (invenção das técnicas do DNA recombinante e da fusão celular) e dos anos 1970 até hoje (desenvolvimento acelerado das técnicas biotecnológicas). Pela diversidade da biotecnologia e por seu ensino nos níveis médio e superior, tanto na graduação quanto na pós-graduação, é tarefa difícil para os professores de diferentes áreas (biologia, química, farmácia, engenharia bioquímica e áreas afins) estabelecer programas de ensino prático. Com base na generalidade dos conceitos norteadores da atividade enzimática e do processo fermentativo, concebemos este livro para agregar experimentos biotecnológicos de complexidade baixa e moderada, executáveis em laboratórios minimamente aparelhados. Os experimentos descritos dão ao professor a possibilidade de reproduzi-los pura e simplesmente ou de adaptá-los a projetos de pesquisa (iniciação científica e pós-graduação) ou a trabalhos de conclusão de curso, nos níveis médio, técnico ou superior, envolvendo enzimas e/ou micro-organismos.