LivrosArtesArquiteturaO Patrimônio Cultural e os Livros Didáticos de História

O Patrimônio Cultural e os Livros Didáticos de História

o Patrimônio Cultural e os Livros Didáticos de História de Oliveira

Avise-me
Para ser avisado da disponibilidade deste Produto, basta preencher os campos abaixo. Ou entre em contato pelo WhatsApp (11) 99539-0321 para consultar estoque das lojas físicas

Este produto não está disponível no momento
Quero saber quando estiver disponível
O livro que agora se publica, intitulado O patrimônio cultural e os livros didáticos de História, procura examinar (investigar, caracteri-zar e compreender) as relações entretidas no Brasil entre a historiogra?a de ponta (historiogra?a acadêmica e universitária) e a historiogra?a didática, ou seja, a escrita destinada ao consumo dos alunos e professores do ensino fundamental (livro didático de História), no que diz respeito ao conceito de patrimônio cultural. A partir da análise de quatro coleções para a primeira fase do ensino fundamental aprovadas nas avaliações realizadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2004, 2007, 2010 e 2013, buscamos compreender como esse conceito aparece no livro didático. Buscamos identi?car as formas pelas quais a historiogra?a didática apropria-se das teses sobre o patrimônio cultural desenvolvidas nos últimos anos e produzidas ora pelos historiadores, concomitantemente às mudanças na ciência histórica, ora por outros pro?ssionais (arquitetos, antropólogos, geógrafos, entre outros) que se debruçam sobre essa temática. Para além disso, buscamos também compreender como o ensino de História (formador de identidade), utilizando-se dos livros didáticos de História (historiogra?a didática) e contando com a mediação do professor de História, pode garantir um aprendizado que leve em consideração o reconhecimento do outro e da diversidade cultural.