Autor
- Marcos Flávio de Aguiar Freitas
Autor | Enílvia Rocha Morato Soares, Benigna Villas Boas |
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ISBN | 9786556501208 |
Título | Avaliação das Aprendizagens, para as Aprendizagens e Como Aprendizagem:: Obra Pedagógica do Professor |
Editora | Papirus |
Ano de Edição | 2022 |
Idioma | Português |
Número de Páginas | 112 |
País de Origem | Brasil |
Acabamento | Brochura |
Altura | 27,5 |
Largura | 20,5 |
Profundidade | 1 |
Peso | 265 |
Origem | Brasil |
Serie/Coleção | vazio |
Sinopse | A avaliação das aprendizagens, para as aprendizagens e como aprendizagem é praticada em toda a escola e não apenas em sala de aula. Em todos os ambientes e momentos de atividade escolar, estudantes e professores estão expostos a aprendizagens e, consequentemente, a situações de avaliação. O campo da avaliação se alarga, impulsionando a conquista de aprendizagens por todos os que atuam na escola. O livro discorre sobre as três funções da avaliação: formativa, diagnóstica e somativa, destacando a formativa, pelo fato de desenvolver-se ao longo do trabalho pedagógico. Esse processo exige a presença do feedback, da avaliação informal encorajadora, o envolvimento dos pais/responsáveis, além de recursos avaliativos variados, como o portfólio, a autoavaliação, a avaliação por colegas e outros. Os três níveis da avaliação também são abordados aqui. Além da avaliação das aprendizagens, desenvolvida em sala de aula, a escola convive com a avaliação institucional e em larga escala. A institucional se reveste de grande importância: para ela, convergem as informações oferecidas pela avaliação das aprendizagens e a avaliação em larga escala, que se efetiva por meio de exames externos. A equipe escolar as reúne, analisa e toma decisões sobre as necessidades de reorganização do trabalho pedagógico, tendo em vista sua melhoria. A lógica formativa norteia todo o processo. |
Edição | 1 |
LivroDigital | vazio |
Prevenda | Vazio |