LivrosNão FicçãoCiências SociaisA Comunicação Pública no Brasil: Um Recorte da Realidade por Meio das Prefeituras do Estado de Santa

A Comunicação Pública no Brasil: Um Recorte da Realidade por Meio das Prefeituras do Estado de Santa

João Paulo da Silva

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Pensar a comunicação pública é colocar o interesse público e o cidadão como base central para o fazer comunicacional nos órgãos públicos. Assim, esta obra analisa a efetividade da comunicação pública no âmbito da administração pública municipal. Para isso, serão apresentados alguns conceitos relevantes em relação ao tema, para, na sequência, analisar como, de fato, essa comunicação ocorre nas prefeituras do estado de Santa Catarina. Assim, foi realizado um estudo de caso tendo como base solicitações de informação por meio dos Portais da Transparência, LAI, entendida aqui como um dos aspectos da comunicação pública. Além de buscar compreender a efetividade da comunicação pública, verifica-se também se a forma de contratação dos profissionais de comunicação desses municípios interfere em uma ação comunicacional que não só a do interesse público. A partir do estudo realizado com os pedidos de informação, a verificação de usabilidade dos sites e a análise dos discursos das entrevistas com os profissionais responsáveis pelo setor de comunicação social de alguns municípios, percebe-se o que há de comunicação pública dentro da administração pública municipal, constatando que ela é permeada de diversos interesses, principalmente, o político-partidário.