LivrosNão FicçãoLinguísticaA Experiência da Leitura Entre Adolescentes: Rio de Janeiro e Barcelona

A Experiência da Leitura Entre Adolescentes: Rio de Janeiro e Barcelona

Isabel Travancas

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Por meio de uma estimulante pesquisa realizada com adolescentes do Rio de Janeiro e de Barcelona, este livro procura questionar as “verdades” sobre a relação dos adolescentes com o livro e a leitura. Para isso, Isabel Travancas, pesquisadora da área de comunicação, decidiu ir ao encontro dos adolescentes de escolas públicas e privadas dessas cidades para ouvi-los. A autora traça um percurso que parte da teoria, dos conceitos de livro, leitura e recepção, chegando à parte empírica, aos leitores. Para isso utilizou a bagagem teórica das ciências humanas e sociais, em particular a comunicação, a história e a antropologia, acompanhando os grandes nomes da história do livro e da leitura, como Roger Chartier, Robert Darnton e Alberto Manguel, para chegar ao leitor, este desconhecido. A associação entre leitura e obrigação é a chave para compreender o ponto de vista do leitor. Os jovens reclamam por serem obrigados a ler livros que não escolheram e dos quais não gostam. Dizem que não são ouvidos, que seus gostos e escolhas não importam na maioria das vezes. As escolas ressaltam que são um espaço de conhecimento dos clássicos, da literatura do país, das grandes obras. E que as redes sociais e as mídias digitais ocupam, cada vez mais, o tempo dos estudantes, afastando-os dos livros. Nas duas cidades, a escola não é a única influência sobre os jovens. A família, em especial as mães, têm um papel muito importante. Determinante, muitas vezes. São suas “contações de história” à noite, quando seus filhos ainda são pequenos, que os embalam e os levam para mundos distantes, estranhos, perigosos e também fascinantes. Não há dúvida de que mães leitoras têm muito mais chance de terem filhos leitores. Portanto esta obra é fundamental tanto pela novidade da abordagem, quanto pela qualidade da pesquisa realizada.