Bhagavad - Gita Segundo Gandhi

Mahatma Gandhi

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O primeiro contato de Gandhi com esta obra axial da humanidade foi em 1888, e ele prontamente identificou como o livro apresentava e ins-truía sobre os conflitos existentes no coração humano. Ao aprofundar seus estudos, percebe Krishna como uma imagem da personificação da Perfeição e do Conhecimento. Gandhi afirma que “A Salvação apresen-tada pela Gita é a Paz Perfeita”. Gandhi percebia como fundamental para aqueles que queriam seguir a busca pela Verdade e pela Não-Violência, compreender os ensi-namentos da Bhagavad-Gita. Este não é comentário de um acadêmico, muito menos de um pro-fundo estudioso de Sânscrito. Gandhi estudou a Gita em sua língua, o Gujarati. Este é um estudo e comentário de quem procurou viver os ensinamentos do livro, alguém que procurou introjetar este conheci-mento, o caminho de um verdadeiro yogue, que busca a realização do conhecimento na prática. Este livro é essencial para qualquer interessado em aprofundar-se no estudo do yoga, uma vez que Patanjali no Yoga Sutra alicerça o desenvolvimento do yogue em Ahimsa e Satya, e não há na humanidade pessoa que mais defendeu estes ideais do que Gandhi. O livro também é essencial para os estudiosos das religiões, uma vez que a Bhagavad-Gita é um dos livros mais significativos do hinduísmo, e considerado um dos patrimônios mais importantes da religiosidade humana. Fundamental também é sua leitura para todo aquele que quer fun-damentar-se melhor na área de cultura de paz, resolução de conflitos e não-violência, pois o pensamento gandhiano é estrutura básica nestas abordagens. (Vitor Caruso Jr., fundador da Ciência Meditativa.)