LivrosArtesTeatroRumo a Um Novo Teatro & Cena

Rumo a Um Novo Teatro & Cena

Edward Gordon Craig

Avise-me
Para ser avisado da disponibilidade deste Produto, basta preencher os campos abaixo. Ou entre em contato pelo WhatsApp (11) 99539-0321 para consultar estoque das lojas físicas

Este produto não está disponível no momento
Quero saber quando estiver disponível
Edward Gordon Craig ocupa uma posição paradoxal entre os renovadores da cena moderna, pois, sem dúvida, é um dos principais e, talvez, dos menos compreendidos deles em seu contexto de época. A radicalidade de suas ideias e primeiras encenações em Londres no início do século XX não encontraram então o devido eco em meio a uma vida teatral intensa, mas guiada sobretudo por padrões estéticos consagrados pela bilheteria. Essa defasagem converteu-o, por um momento, em uma referência algo exótica, mas pouco prática. A natureza dessas propostas, aliada ao seu temperamento em que o traço excêntrico se aliava ao gosto pelo desafio e o combate, acabaram por isolá-lo do seu universo teatral nativo. No continente, porém, suas colocações tanto cenográficas como da arte do ator levada ao extremo na supermarionete começaram a se infiltrar em grupos de vanguarda no plano do desempenho e das concepções cênicas. Foi o caso, por exemplo, de Stanislávski, que contratou Gordon Craig mesmo tendo uma visão do fenômeno teatral oposta à dele. Esse processo se avolumou e levou à efetiva revolução teatral que, com Appia, Copeau, os expressionistas alemães, Meierhold e os inovadores russos, ganhou os palcos europeus sobretudo no primeiro pós-guerra e foi, a seguir, incorporada técnica e esteticamente nos tablados do novo teatro, fazendo parte hoje do abecedário artístico, mesmo quando está sob a égide da improvisação performática. Naturalmente, a crítica de Gordon Craig foi uma crítica acerba não só ao teatrão como ao teatro naturalista e/ou realista. O impacto do simbolismo e da síntese levaram suas realizações cenográficas e os seus experimentos interpretativos à busca da transcendência e a elevados níveis de abstração, o que se tornou parte de uma poeticidade de inspiração e encantamento para diretores, cenógrafos, iluminadores,designers e, last but not least, atores de todo o mundo. Não obstante o fenômeno ter se verificado também no Brasil, afora uma coletânea de Redondo Jr. publicada em Portugal, conhece-se muito pouco em vernáculo desse universo e de seu genial criador. Trata-se de uma falta que a editora Perspectiva, cuja presença na bibliografia teatral não precisa ser ressaltada aqui, com a colaboração de Luiz Fernando Ramos, pretende sanar, publicando o conjunto de suas principais obras. Nesse sentido, começa com um primeiro volume, Rumo a um Novo Teatro & Cena, reunindo dois livros de Craig completamente inéditos em português. Com eles o leitor poderá travar contato dir