Livro conta a história dos 30 anos do Centro Cultural São Paulo
O livro Centro Cultural São Paulo: espaço e vida, escrito por Fernando Serapião, trata da história do Centro Cultural São Paulo (CCSP) desde sua gênese até 2012, ano em que a instituição completou 30 anos de vida.
A narrativa foi dividida em quatro capítulos: Gênese, Espaço, Vida e Perspectiva. “Gênese”, o primeiro deles, esmiúça as origens da gleba, passando pela construção do metrô e relembra outros projetos propostos para o mesmo terreno.
A trajetória dos arquitetos responsáveis pelo desenvolvimento da proposta arquitetônica (Eurico Prado Lopes e Luiz Telles) integra o capítulo “Espaço”. O autor busca a origem do projeto do CCSP. Por fim, o capítulo narra a mudança de uso do prédio de biblioteca para centro cultural.
A narrativa de “Vida”, o terceiro capítulo, perpassa a existência do equipamento desde a sua inauguração. Sem esquecer os problemas construtivos (o prédio foi inaugurado inacabado), o texto relembra a formatação da gestão cultural que buscava atingir a todas as camadas sociais, com eventos gratuitos ou a preços populares.
O capítulo final – “Perspectiva” – foca o CCSP no ano em que ele completa 30 anos, apontando os obstáculos e adversidades que as transições governamentais acarretaram ao espaço e as projeções para seu futuro.
Para a realização do livro, foram necessárias quase 40 entrevistas, que incluem participantes do projeto de arquitetura até funcionários e ex-funcionários que ajudaram a fazer a história do espaço. Com 172 páginas, o livro é bilíngue. Além das fotos e desenhos de arquivo, público e privados, o livro apresenta três ensaios fotográficos, que estão intercalados entre os capítulos.