O livro reúne uma série de experiências particulares da autora vivenciadas durante dois anos em sites de relacionamentos virtuais, que foram analisadas e discutidas em sessões de psicoterapia.
Cris Celentano pretendia encontrar uma companhia para compartilhar seu dia a dia, porém por ser socióloga – o que lhe atribui uma visão mais crítica - e notar um mesmo padrão de comportamento e atitudes com quem se relacionava, passou a estudar cuidadosamente os perfis cadastrados e, dessa forma, surgiu a ideia de transformar suas experiências em um livro. A obra tem o objetivo de expor quais são os principais tipos de usuários e o que é esperado em troca a partir do momento que se inicia uma relação virtual.
Com isto, espera dar a oportunidade de pessoas leigas no assunto, mas que tem vontade ou curiosidade de iniciar um relacionamento na rede, de conhecerem uma parte dos bastidores desses sites de encontros virtuais, tirarem suas dúvidas e medos por meio de contato com a autora e no caso de se interessarem, iniciar a busca pelo par ideal.
O livro oferece uma leitura bem leve e descontraída, as histórias relatadas não denunciam os nomes verdadeiros dos envolvidos, portanto, não ocasionam nenhum constrangimento no caso de algum indivíduo se identificar com o relato devido ao comportamento padrão.As histórias abordam desde o perfil tímido até o que se fazia de bom caráter e no fim se mostrou um estelionatário. Em casos assim, o livro funciona também como um alerta sobre as conversas mais comuns para enganar a(o) parceira(o) e aplicar um golpe. Tal alerta se faz importante, inclusive, devido ao aumento de casos de golpes pela internet, fato comprovado em um estudo realizado no Reino Unido que revelou
duzentos mil cadastrados vítimas de golpes frutos de namoros virtuais.