Em Rio de Janeiro, segundo volume da série "Caderno de Viagem", o historiador e desenhista Pablo de la Riestra propõe uma apreciação do conjunto arquitetônico da região central da capital fluminense.
O livro compõe-se de desenhos de grande rigor formal e extremamente agradáveis ao olhar, que se equilibram entre a documentação e a arte, convidando o espectador a uma fruição prazerosa e atenta. De la Riestra chama a atenção para aspectos do casario que muitas vezes escapam ao olhar. Sem os anteparos e as interferências da observação in loco ou mesmo das distorções ópticas comuns à fotografia, ressalta-se em riqueza de detalhes apenas o que é próprio da arquitetura.
São 31 representações de edifícios civis, religiosos e militares. "Os desenhos em separado ajudam muito a entender a singularidade e as características próprias dos monumentos históricos cariocas, muitas vezes escondidos em meio à agitação da região central e no contexto arquitetônico moderno”, diz o autor.
"Rio de Janeiro" valoriza e coloca em foco a arquitetura histórica da antiga capital imperial, corroborando os atuais esforços para revitalizá-la.