PONTOS FORTES
· Abordagem atual, com ênfase na resolução de problemas, no desenvolvimento do raciocínio e da comunicação, promovendo
conexões com outras disciplinas e com o dia a dia do aluno, e a interação social com trabalhos em grupo.
· Texto acessível e envolvente permite ao aluno aprender com a leitura (o livro não é um simples manual de exercícios, mas uma
fonte de aprendizado).
· Grande quantidade e variedade de exercícios resolvidos e propostos, agrupados em diversas seções, que atendem tanto ao
trabalho tradicional quanto ao trabalho com problemas diferenciados.
· Desenvolvimento da Estatística como conteúdo fundamental da Matemática dividido nos três volumes.
· Estudo da Trigonometria dividido nos três volumes.
· Seção Calculadora, que ensina a usar a calculadora simples, bem como a científica, privilegiando o emprego do raciocínio.
· Seção No computador, que orienta o uso de recursos tecnológicos para a resolução de problemas diversos.
OUTROS DESTAQUES
· No volume 2, há moldes de figuras geométricas para o aluno decalcar e montar.
· Tabela trigonométrica nos três volumes.
· Revisão constante dos conteúdos nos três volumes.
ESTRUTURA
· 3 volumes, com até 5 partes e 14 unidades cada um.
Volume 1 11 unidades divididas em 2 partes
Volume 2 14 unidades divididas em 4 partes
Volume 3 12 unidades divididas em 5 partes
· As unidades são compostas dos seguintes itens (alguns podem não aparecer em todas as unidades):
Texto-base (teoria) intercalado com as seções Para saber mais e Conexão, que têm como função estabelecer relações
entre a Matemática, o dia a dia do aluno e outras áreas do conhecimento.
Exercícios resolvidos.
Problemas e exercícios propostos.
Jogos.
Invente você (o aluno cria os problemas).
Saia dessa (desafios para desenvolver o pensamento lógico).
Para recordar (revisão e retomada de temas).
Calculadora (uso das calculadoras simples e científica).
Cálculo rápido (exercícios de cálculo mental).
Para ler/Para assistir (sugestão de texto ou vídeo relacionado à Matemática).
Ler para resolver (desenvolver no aluno a competência leitora de textos matemáticos).
No computador (aplicação de recursos de computador e da web para a resolução de problemas).
Palavras-chave (o aluno resume o que aprendeu).
Para saber mais (história da Matemática, curiosidades etc.).
Conexão (integração da Matemática com outras disciplinas e áreas do conhecimento, como Geografia, Química, Esportes etc.).
Projeto.
· Ao final de cada volume, há indicações de leitura para os alunos, referências bibliográficas e respostas dos exercícios.