Pequenos Pensadores - a Historia do Pepe
Grupo Livros
Autor | Silvia Giorgi |
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ISBN | 9788535625226 |
Título | Pequenos Pensadores - a Historia do Pepe |
Editora | Paulinas |
Ano de Edição | 2009 |
Idioma | Português |
Número de Páginas | 128 |
País de Origem | Brasil |
Acabamento | Brochura |
Altura | 23 |
Largura | 15,5 |
Profundidade | 0,77 |
Peso | 190 |
Formato | Físico |
Origem | Brasil |
Serie/Coleção | vazio |
Volume | vazio |
Sinopse | Preocupado com o desempenho insuficiente de seus alunos universitários o professor norte-americano de Filosofia, Matthew Lipman concebeu o Programa de Filosofia para Crianças, com o objetivo de desenvolver habilidades cognitivas através da discussão de temas filosóficos, promovendo assim a iniciação de crianças e jovens, bem como a sua preparação para uma cidadania responsável. A partir dessa metodologia, a psicóloga Silvia Giorgi escreveu "Pequenos Pensadores: A história do Pepê", para possibilitar ao professor de Educação infantil a elaboração de um planejamento pedagógico anual, reverenciando o brincar. Longe de ensinar conceitos de forma arbitrária, o método é constituído de módulos curriculares dirigidos desde a Educação Infantil até o último ciclo do Ensino Fundamental. Totalmente organizado com base na linguagem da criança, isto é, a linguagem lúdica do jogo e da brincadeira, o texto da professora apresenta diversas situações vividas por um garotinho de 4 anos que mora com a família em um sítio e lá experimenta as condições de uma vida no campo; a partir de suas experiências, levanta questões investigativas sobre os acontecimentos que o cercam. São questões de conteúdo filosófico desenvolvidas de forma clara e compreensível para as crianças, pois estão relacionadas com o conteúdo da narrativa, em uma atividade lúdica e repleta de descobertas, tornando o ato de pensar em um exercício inerente ao ser humano e uma necessidade de pensar por si mesmo. Para cada episódio de "A história do Pepê", são apresentadas atividades sugeridas, brincadeiras e rodas de conversa. A partir dessas propostas lúdicas, o educador terá condições de elaborar com eficiência o seu planejamento pedagógico anual, acrescentando, se julgar necessário, jogos de alfabetização especificamente relacionados ao desenvolvimento dos alunos. A ideia central das propostas aqui sugeridas é estimular a criança antes a fazer perguntas do que dar respostas, tomando-se a como “sujeito ativo na construção do conhecimento”. São diálogos investigativos que propiciam aos pequenos oportunidades de se tornarem cidadãos mais criativos e sensíveis à realidade em que vivem. |
Edição | 1 |
LivroDigital | vazio |
Prevenda | Vazio |
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