O livro autoral de Ramires Fonseca intitulado: Formação Docente Indagada: (des)compassos nos processos formacionais é um convite à uma formação docente menor rasurada pelas narrativas estudantis plurais e instigantes. Apresenta-nos uma formação docente interrogada que mobiliza as multiplicidades estudantis na superfície da Licenciatura em Filosofia, mas que não se reduz a ela. O autor em sua obra nos convoca com sua escrita fecunda e faz emergir a sua formação com o outro, como experiência afetada e encarnada.
A escrita mobiliza uma gramática menor como máquina de guerra, fazendo a língua maior da escola e da universidade, da norma, da avaliação marcada pelo exame, molarizar e gaguejar. Trata-se de criar condições para que novos mundos emerjam no espaço liso do pátio, do corredor, da aula desviada e burlada.
A filosofia da diferença é mobilizada nos apresentando pedagogicamente porque pesquisar é ampliar territórios e nos apresenta o objetivo motriz da pesquisa que é indagar como os sujeitos da contradição ao aprender a docência como exercício ético desafiador, assume que tudo começa pelo corpo – corpo com carne, encarnado, que aprender pelos sentidos, rasurando o aprender centrado no cognitivo apenas.
Assim, faz-se cartógrafo do seu tempo, movimentando efetiva e afetivamente uma escuta sensível dos sujeitos da contemporaneidade, que cocriam e coautoram processos formacionais plurais e diversos.
Ana Lúcia Gomes da Silva
Prof.ª Plena da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.
Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade (PPGED)/Uneb/Jacobina e do Curso de Letras Língua Portuguesa e Literaturas.
Líder do Grupo de Pesquisa Diversidade, Discursos, Formação na Educação Básica e Superior – DIFEBA/UNEB.