A presente publicação reúne trabalhos de participantes da pesquisa PIBIC (2021-2022 e 2022-2023): Processo de verticalização urbana residencial da cidade de Maceió: novas estratégias do mercado imobiliário (décadas de 2000 e 2010), orientandos de iniciação científica da FAU/UFAL, de pesquisadores das universidades federais de Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte, e de doutorandos da disciplina Atelier Cidades, do PPGAU/FAU/UFAL.
A proposta curricular da disciplina foi realizar uma imersão em ambiente de pesquisa em curso, desenvolvida no Grupo de Estudos em Projeto de Arquitetura (GEPA/UFAL) e conduzida pelo líder do grupo, prof. dr. Alexandre Márcio Toledo, organizador da coleção, a qual recebeu financiamento da Fapeal, pelo edital 03/2022. A metodologia incluiu pesquisa bibliográfica sobre o processo de urbanização de quatro capitais nordestinas de porte médio: Maceió/AL, Aracaju/SE, João Pessoa/PB e Natal/RN. Contou-se com a participação de docentes pesquisadores de cada uma dessas cidades, vinculados aos programas de pós-graduação de seus respectivos estados, os quais ministraram palestras, por meio remoto, e depois acompanharam a equipe de pesquisa e doutorandos às visitas guiadas nas três cidades, realizadas entre maio e junho de 2023.
O objetivo foi verificar se as quatro estratégias utilizadas pelo mercado imobiliário de Maceió se concretizam também nas demais capitais litorâneas de porte médio do Nordeste do Brasil.