Este livro apresenta uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso etnográfico, que investiga as representações docentes emergentes durante a formação continuada Café com Matemática, voltada a professores do 4.º e 5.º ano do Ensino Fundamental no município de Jaguaré-ES. A investigação busca compreender como os educadores percebem o ensino da Matemática, suas dificuldades, potencialidades e práticas pedagógicas cotidianas.
Ancorada nos referenciais teóricos da História Cultural e nos conceitos de Roger Chartier, Michel de Certeau e Dominique Julia, a obra analisa o modo como os professores se apropriam de saberes, constroem sentidos e reelaboram suas práticas a partir do processo formativo.
???????
Com base em questionários e observação participante, o estudo revela que muitos docentes ainda reproduzem métodos com os quais aprenderam, utilizam modelos prontos e enfrentam desafios na avaliação e na autonomia pedagógica. Entretanto, o processo de formação se mostra transformador ao favorecer o surgimento de novas representações e reflexões críticas sobre o ensino e a profissão docente.