Uma nova edição com notas e ilustrações de um dos maiores clássicos de Lima Barreto!
Publicado primeiramente na revista Cruz e Souza em 1923, este póstumo romance de Lima Barreto narra a história de Clara dos Anjos, a filha negra e humilde de um carteiro, que se apaixona por Cassi Jones, um músico branco e sedutor. Conhecido por enganar moças pobres, destruir casamentos e conceber filhos bastardos, Cassi passa a vida ludibriando mulheres. Mas ele sempre se safa, graças à influência de sua família e à arrogância de sua mãe, Dona Salustiana, que se preocupa mais com uma suposta origem nobre do que com as vítimas do filho.
Excessivamente protegida por seus pais, Dona Engrácia e Joaquim, Clara torna-se uma mulher ingênua e, portanto, presa fácil de Cassi. Enganada por falsas promessas, ela está destinada a enfrentar o desprezo social e a desilusão amorosa.
Com prefácio do professor e escritor João Marcos Bigon e posfácio de Tatiany Leite, organizadora da Coleção Clássicos Planeta, esta obra reflete sobre as injustiças da sociedade brasileira, retratada em ricos detalhes no subúrbio do Rio de Janeiro, revelando o impacto cruel do racismo e das desigualdades sobre os mais vulneráveis.