LivrosDidáticosEducação InfantilEscritas de Si para Aprender a Escutar - Registros do Chão da Escola

Escritas de Si para Aprender a Escutar - Registros do Chão da Escola

Taís Romero

Avise-me
Para ser avisado da disponibilidade deste Produto, basta preencher os campos abaixo. Ou entre em contato pelo WhatsApp (11) 99539-0321 para consultar estoque das lojas físicas

Este produto não está disponível no momento
Quero saber quando estiver disponível
"O que está em foco nesta obra é o papel do registro reflexivo na elaborac¸a~o do planejamento pelos professores de educac¸a~o infantil. Busca-se entender a influência do registro para uma reflexão cri´tica sobre as estratégias formativas. A prática do registro reflexivo confere clareza sobre a relação entre o professor e a sua própria aprendizagem, possibilitando-lhe atribuir sentido ao que vivencia na escola. Ao organizar seu pensamento à medida que registra, o professor abre espaço para interpretações, hipóteses e novas observações. O texto descreve o trabalho de assessoria realizado pela autora para um grupo de três professoras de educação infantil, durante o período de um ano, mostrando a mudança que se verificou nos registros feitos pelas docentes ao longo do tempo, os quais passaram de uma escrita primordialmente burocrática para uma escrita notadamente reflexiva e geradora de transformações. Entende-se que o registro reflexivo, além de constituir-se em uma ferramenta para o professor pensar acerca de sua pro´pria pra´tica, tem o grande potencial de tornar visível a imagem de escola, de criança e de formação que os educadores têm, sendo, por consequência, não apenas uma boa maneira de transformar a prática docente, como também de garantir aos alunos da educação infantil o seu direito de viver a infância em sua plenitude e inteireza"