"O que está em foco nesta obra é o papel do registro reflexivo na
elaborac¸a~o do planejamento pelos professores de educac¸a~o infantil.
Busca-se entender a influência do registro para uma reflexão cri´tica
sobre as estratégias formativas. A prática do registro reflexivo confere
clareza sobre a relação entre o professor e a sua própria aprendizagem,
possibilitando-lhe atribuir sentido ao que vivencia na escola. Ao organizar seu pensamento à medida que registra, o professor abre espaço
para interpretações, hipóteses e novas observações.
O texto descreve o trabalho de assessoria realizado pela autora para
um grupo de três professoras de educação infantil, durante o período
de um ano, mostrando a mudança que se verificou nos registros feitos
pelas docentes ao longo do tempo, os quais passaram de uma escrita
primordialmente burocrática para uma escrita notadamente reflexiva
e geradora de transformações.
Entende-se que o registro reflexivo, além de constituir-se em uma
ferramenta para o professor pensar acerca de sua pro´pria pra´tica, tem
o grande potencial de tornar visível a imagem de escola, de criança
e de formação que os educadores têm, sendo, por consequência, não
apenas uma boa maneira de transformar a prática docente, como também de garantir aos alunos da educação infantil o seu direito de viver
a infância em sua plenitude e inteireza"