LivrosQualidade de VidaCristianismoA Missão do Agente da Pastoral da Comunicação
Vazio

A Missão do Agente da Pastoral da Comunicação

Valdir José de Castro

Avise-me
Para ser avisado da disponibilidade deste Produto, basta preencher os campos abaixo. Ou entre em contato pelo WhatsApp (11) 99539-0321 para consultar estoque das lojas físicas

Este produto não está disponível no momento
Quero saber quando estiver disponível
Este livro, voltado principalmente às pessoas que atuam na Pastoral da Comunicação, ressalta a importância de compreender a sociedade atual a partir dos processos de comunicação, não só no que diz respeito às tecnologias, mas também da comunicação centrada na pessoa e na sua relação interpessoal, com a sociedade e o mundo. Defende que é necessário superar uma visão puramente instrumental da comunicação e resgatar a comunicação humanista. Valoriza e situa o agente da Pastoral da Comunicação (Pascom) nessa perspectiva, considerando que “compreender profundamente as pessoas e a sociedade na qual se vive e se atua é condição essencial para o êxito de toda ação evangelizadora”. A reflexão presente neste livro parte do princípio de que, antes de tudo, o agente da Pastoral da Comunicação é um evangelizador e, portanto, um comunicador. O seu trabalho não se reduz a difundir a mensagem cristã pelos meios de comunicação social e no ambiente digital. Também isso! Não é apenas um técnico, mesmo sabendo que sem as técnicas, especialmente as do mundo digital, é difícil uma evangelização eficaz. O livro começa ressaltando o agente da Pascom como aquele que se dedica a um serviço particular na Igreja, em vista de responder ao chamado de ser um evangelizador, cuja missão se fundamenta no batismo. Depois, apresenta alguns tópicos para aprofundar o que realmente significa “comunicar”, ressaltando a comunicação “humana” em relação à comunicação “instrumental”. A seguir, situa o leitor na cultura da comunicação, de modo especial, no ambiente digital para, em seguida, chamar a atenção para o “olhar crítico” que é necessário ter, frente a essa complexa realidade. Por fim, destaca Jesus como o modelo de comunicador, como aquele que inspira o Agente a assumir um estilo cristão no universo da comunicação, de modo a desenvolver uma comunicação positiva, que o ajude a construir pontes, que o torne um instrumento de comunhão e colaborador na concretização da cultura do encontro.