Autor
- Cristiano Boneto De, Almeida
Autor | Maria Eulina Pessoa de Carvalho, Maria Eugênia Castanho, Sérgio Castanho, Roberto Sidnei Macedo, Mara Regina Lemes de Sordi, Ilma Passos Alencastro Veiga, Pura Lúcia Oliver Martins, Joana Paulin Romanowski, Rosana César de Arruda Fernandes, Claudia Christina Bravo e Sá Carneiro, José Leonardo Rolim de Lima Severo, Cleoni Mari Barboza Fernandes, Fernanda Leal, Francione Charapa Alves, Marcos Henrique Almeida dos Santos, Meirecele Calíope Leitinho |
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ISBN | 9786556501659 |
Título | Educação Superior:: Tramas e Trilhas para o Desenvolvimento Profissional Docente e Institucional |
Editora | Papirus |
Ano de Edição | 2023 |
Idioma | Português |
Número de Páginas | 256 |
País de Origem | Brasil |
Acabamento | Brochura |
Altura | 21 |
Largura | 14 |
Profundidade | 1 |
Peso | 300 |
Origem | Brasil |
Serie/Coleção | vazio |
Sinopse | As reformas educacionais, bem como a implementação de políticas no âmbito da conjuntura sociopolítica e ideológica dos setores conservadores de nosso país, levaram os autores desse livro a compreender a educação superior e as possibilidades do processo didático a fim de concretizar o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; formar profissionais de diferentes campos científicos; compreender a educação superior como continuidade da educação básica; incentivar o trabalho de pesquisa; estimular a criação cultural; divulgar conhecimentos culturais, científicos e técnicos; conhecer os problemas do mundo presente. Desse modo, a obra apresenta tramas e trilhas que orientam os textos. As tramas socioeconômicas, políticas, educacionais que provocaram danos à educação brasileira, de forma geral, precisam ficar no passado e necessitam de uma análise crítica e criativa. Indicam a importância de tratarmos os prejuízos por meio das trilhas legais, conceituais, processuais e práticas para sanar as perturbações e os efeitos do desabono, do desencanto, do desafeto, da repetição alienante e da destruição. As três partes dessa coletânea integram, em suas análises, o ensinar, o aprender, o pesquisar, o avaliar e o socializar conhecimentos, inovações etc. Abordam a educação e as políticas públicas; a assessoria pedagógica; a coordenação de cursos de graduação; a curricularização da extensão; o tutorial e a internacionalização da educação superior. É esse caminho pedagógico-didático que o leitor deverá percorrer, lembrando que educação é política de Estado. |
Edição | 1 |
LivroDigital | vazio |
Prevenda | Vazio |